quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Álvaro e Gaspar: a notícia do dia


O dia vai animado com uma notícia a que não estávamos habituados desde há vários meses: estamos a crescer. A notícia apresentou-se mesmo acima dos rumores que ontem já corriam: a variação trimestral, em cadeia, do PIB nacional foi de 1,1%! E a notícia chegou em vários tons e abundante informação:
  • Público: Portugal sai da recessão com crescimento de 1,1% no segundo trimestre.
  • Jornal de Negócios: Economia portuguesa cresce 1,1% no segundo trimestre e supera previsões.
  • jornal i: PIB português foi o que mais cresceu na UE no segundo trimestre.
  • Expresso: 'Pequeno salto' de 416,5 milhões retirou Portugal da recessão.

Por mim, sinto o dever, por estes factos, de cumprimentar e agradecer aos ex-ministros Vítor Gaspar e Álvaro Santos Pereira o trabalho árduo que desenvolveram. 

Estes números dizem respeito ao 2º trimestre de 2013, isto é, ao período que terminou em 30 de Junho, cobrindo, portanto, o final da sua acção governativa. Vítor Gaspar retirou-se exactamente a 1 de Julho; e Álvaro Santos Pereira saiu no quadro da remodelação governamental mais ampla que encerrou a infeliz e muito perigosa "crise política de Julho" (de 2 de Julho a 24 de Julho). 

No caso de Álvaro Santos Pereira, que também detinha a pasta do Emprego, deve ainda ser-lhe  creditada a muito significativa baixa da taxa de desemprego de 17,7% para 16,4% que fora já notícia há dias atrás.

As felicitações são devidas sobretudo às empresas, aos empresários e aos trabalhadores que estão no terreno e às famílias e cidadãos portugueses que enfrentam e vencem as muitas dificuldades com coragem e estoicismo. Também é bom, porém - e necessário, - que o crédito seja atribuído àqueles sobre que se quis fazer recair descrédito: os primeiros ministros das Finanças e da Economia desta legislatura tão decisiva para Portugal. 

Os que tanto foram vergastados por números maus devem ser felicitados, na mesma medida, pelos números bons.

Nenhuma destas notícias é para deitar foguetes. A situação continua muito difícil e ainda carregada de múltiplos desafios e incertezas. O caminho do país e a tarefa do governo permanecem inalterados, muito duros e exigentes. E o governo faz bem em baixar a temperatura e arrefecer excitações despropositadas. Sobriedade e determinação devem continuar a ser nota dominante.

Mas são, sem dúvida, factos animadores: encorajam quem porfia e atraem quem duvidou. Precisávamos desses factos e bem os merecemos.

Como cidadão e como deputado, muito obrigado.

4 comentários:

Anónimo disse...

Só é pena que use a Censura Prévia com quem não concorda consigo aqui e ali...ou com a acção deste Governo...Não deite foguetes antes da festa...pois a procissão ainda vai no adro...Venha cá quando for Outubro...depois falaremos!

PS(post scriptum)...Deixe de bloquear no Facebook...quem lhe diz as verdades na cara.....

Avenida da Liberdade disse...

Informamos que esta será a última vez que publicamos comentários anónimos.
O tom provocador e ameaçador é, aliás, bem típico da cobardia dos "anónimos".
Por isso, este blogue irá doravante seguir a mesma política editorial adoptada pelo jornal "Público":

http://www.publico.pt/portugal/noticia/o-fim-dos-comentarios-anonimos-no-publico-1602997

Quem tem cara, dá a cara.

José Ribeiro e Castro disse...

Estimado Anónimo ou Estimada Anónima,

Nem sei a quem me dirijo.
Não faço a menor ideia de quem seja quem se esconde.
Quanto às minhas páginas no Facebook, o lema é conhecido e está lá claramente publicado:

"Aqui, o lema é: debate livre e aberto - sem insultos ou pura grosseria, nem provocações ou extremismos."

O administrador dessas páginas, tal como deste blogue, tem instruções para ser tolerante e aceitar todos os comentários, orientação que tem seguido.
Há casos, porém, que ultrapassam todas as marcas da grosseria, da estupidez e do facciosismo, a coberto da irresponsabilidade do anonimato.
Presumo que esse seja o seu caso. Devia ter vergonha.
Não tem de se queixar.

José Ribeiro e Castro

catarina disse...

Parabens ao Governo. Parabens ao Prof. Vitor Gaspar e Prof. Alvaro S. Pereira. A voz da oposição e anónimos é a imagem que durante anos deram aos portugueses "a mentira e esconderem a verdade do nosso país". Acredito que este Governo vai conseguir dar a volta. FORÇA