segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A memória que nos salva

A nossa atenção, hoje, na primeira Tertúlia Diplomática, com a embaixadora da Polónia, centrou-se num tema duro, muito duro. Porque é preciso conhecer, porque é preciso lembrar.

Uma das coisas mais extraordinárias do testemunho de Jan Karski, diplomata e herói polaco, é como tudo, no Holocausto, custava a acreditar que estava realmente a passar-se. Também houve, é certo, as deploráveis “conveniências políticas”. Mas a muitos custou realmente a acreditar que estava a acontecer. Há relatos de que Jan Karski, ele próprio, também duvidou na primeira vez que o abordaram. Mas foi ver, com enorme risco e coragem. E a sua história é, depois, a história da luta incansável contra a incredulidade. Muitos outros, demasiados, não quiseram acreditar. Até ser demasiado tarde. E milhões de inocentes morreram por causa dessa incredulidade.


Incredulidade é outro nome para negação. E a negação, sabemo-lo bem, ainda anda por aí. Nunca desapareceu por inteiro.

O ser humano é capaz do melhor e do pior. E são o conhecimento e a memória que nos protegem do pior que somos. Não há nada que possa comparar-se ao horror programado do Holocausto. Mas há exemplos recentes de como nada disto é infelizmente apenas passado: o genocídio no Ruanda, o flagelo do terrorismo, tantos horrores recentes no mundo árabe, a tragédia terrível da implosão da Jugoslávia na civilizadíssima Europa dos finais do século XX.

Estes demónios estão todos aí. Ainda. E é pela memória, pelo conhecimento da História, pela denúncia atenta dos primeiros sinais, dos indícios e das ameaças, que preveniremos que estes horrores voltem a ser do presente e do futuro e conseguiremos enterrá-los de vez somente no passado.

A nossa luta constante é, portanto, a nível político, cultural e diplomático, contra a incredulidade e contra a negação. Porque só a verdade realmente salva, só a verdade realmente nos protege.

Foi forte o testemunho trazido pela embaixadora Katarzyna Skórzyńska, ilustrado no exemplo brilhante da vida de Jan Karski.

Sem comentários: